[separator top_space=”0px” bottom_space=”15px”]
Nasci em Lisboa em 1946, no bairro da Graça junto à casa dos gessos, local que alberga a maqueta da estátua de D. José executada por Machado de Castro.
Estudei na Escola de Artes Decorativas António Arroio e mais tarde na Escola Superior de Belas Artes. Tenho o curso Superior de Pintura.
Meu Pai alfarrabista, hoje é um dos mais velhos, senão o mais velho de Lisboa, ainda com a livraria aberta na rua Voz do Operário. Com ele aprendi a manusear, a saber o valor dos livros através de catálogos bibliográficos que fazia sob a sua orientação. Graças às tertúlias e aos inúmeros clientes, exigentes e conhecedores, formei-me de novo. Esta dupla valência entre a pintura que pratiquei enquanto estudante e a literatura que frequentei como assistente do meu pai, proporcionou-me conhecimentos que ponho em prática no dia-a-dia de comerciante.
Feito o serviço militar na Guiné, regresso aos convívios de pintores e literatos, início a minha vida como livreiro, com uma modesta bancada nas escadinhas de S. Francisco. Logo depois, em 1985, fico com uma loja no Mercado de Santa Clara (loja 3) onde comercializo: Pintura, Gravura, Velhos Livros, Fotografia Antiga, Postais e objectos relacionados com ofícios tradicionais. Esta loja permite-me o acesso a novas pessoas, novos clientes, muitos deles estrangeiros que se tornaram confidentes e amigos.
Penso que na pesquisa constante que pratico tenho consciência de ter mostrado e cedido obras que passaram do anonimato a um lugar de mais prestígio, a um maior reconhecimento.
Tenho o gosto das muitos amizades e o orgulho de ter clientes das mais diversas profissões: Pintores, Escultores, Arquitectos, Fotógrafos, gente do Cinema e do Teatro, Médicos, Advogados, Professores Universitários, Historiadores, etc, etc.
Eduardo Martinho
Publicações
[separator top_space=”0px” bottom_space=”15px”]
Revista Casa Cláudia – Dezembro 1992
Revista Madame Figaro – Dezembro 1993